Os motoristas de aplicativo estão cada vez mais vocalizando suas insatisfações com a realidade do trabalho. Apesar de representarem um contingente significativo mais de 1,7 milhão de trabalhadores no Brasil, segundo pesquisa do CEBRA muitos enfrentam dificuldades financeiras e operacionais que tornam a profissão desafiadora. 1
Poucos ganhos e altos custos
De acordo com levantamentos recentes, a renda média dos motoristas varia entre R$ 2.400 e R$ 2.500 líquidos por mês, dependendo da cidade. Isso após descontar gastos elevados com combustível, manutenção do veículo e impostos.
Em São Paulo, por exemplo, os custos mensais podem ultrapassar R$ 3.900. 8
Esses números evidenciam que, embora o faturamento bruto pareça atrativo, o lucro efetivo é limitado.
Exigências crescentes
Além dos custos, os motoristas precisam cumprir jornadas extensas para alcançar uma remuneração mínima. Muitos trabalham cerca de 85 horas por mês em viagens, sem contar o tempo de espera entre corridas. 1
A proposta de regulamentação em discussão no Congresso prevê limitações na carga horária e remuneração mínima por hora trabalhada (R$ 32,10), mas há receios de que isso não cubra os custos operacionais. 4
Direitos ainda insuficientes
Embora o Projeto de Lei Complementar traga avanços como aposentadoria, licença-maternidade e auxílio em caso de acidente, ele ainda classifica os motoristas como autônomos. Isso significa que as empresas não são obrigadas a contribuir diretamente para benefícios previdenciários, deixando muitos trabalhadores vulneráveis. 2 9
O que dizem os motoristas?
Para muitos motoristas, as mudanças propostas não resolvem os problemas estruturais da profissão.
“A gente trabalha muito e ganha pouco. As plataformas só pensam no lucro delas”, afirma João Silva, motorista há cinco anos.
Por outro lado, alguns veem vantagens na regulamentação: “Ter direitos como aposentadoria já é um avanço”, opina Maria Oliveira, outra profissional da área.
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